Mais do que resolver problemas de emergência, analisar diários, cobrar planos de aula e explicar as dificuldades de relacionamento ou aprendizagem dos alunos, seu papel é ajudar na formação dos professores.
A coordenação pedagógica em seu sentido estrito, consequentemente, não caracteriza-se como dimensão mecânica e centralizadora, definidora da relação mando-submissão alienando-se das questões contextuais que inquietam professores e alunos; muito pelo contrário garante o espaço da dialogicidade fortalecendo a vitalidade projetiva do agrupamento de atores sociais, atendendo as perspectivas da comunidade extraescolar na luta de uma educação de qualidade e primando pela superação dos obstáculos que inviabilizam as ações coletivas. Tal concepção deverá estar implícita ao trabalho do coordenador pedagógico, bem como de sua atualização, capacitação e formação profissional permanente.
Formar professores é o papel primordial do coordenador pedagógico o que amplia a significação do dicionário, eu diria que no dia-a-dia de uma instituição educativa é preciso:
- Dispor segundo certa ordem e método as ações que colaboram para o fortalecimento das relações entre a cultura e a escola;
- Organizar o produto da reflexão dos professores, do planejamento, dos planos de ensino da avaliação da prática;
- Arranjar as rotinas pedagógicas de acordo com o desejos e a necessidades de todos; e por fim,
- Ligar e interligar pessoas, ampliando os ambientes de aprendizagem;
Esse é o sentido de ser um bom coordenador, não de uma instituição, mas de processos de aprendizagem e de desenvolvimentos tão complexos como o que temos nas escolas.
Luiz - Coordenador pedagógico da Escola Estadual Pedro Evangelista Caminha..
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