domingo, 20 de maio de 2018

Redes Sociais e Novas Sociabilidades: os usos do Facebook por jovens de Forquilha - CE. É Hora de Ler: 12. 2018

        


RODRIGUES, Antônia Zeneide. Redes Sociais e Novas Sociabilidades: os usos do Facebook por Jovens de Forquilha – CE. Natal: Caravela Cultural, 2016. 150 p.

            A presente obra foi fruto de uma experiência marcante dentro do curso de Ciências Sociais na Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA, na cidade de Sobral, onde a autora vivenciou o PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde a autora e como jovem estudante debruçou-se sobre o tema das TIC's no processo de abordagem para o entendimento de novas sociabilidades, frente a rede social utilizado pelos estudantes da Escola de Ensino Médio Elza Goersch, situada na cidade de Forquilha Ceará, a 208 km da capital Fortaleza.
         O livro possui 142 páginas estando dividido em: Apresentação, Introdução: Os sujeitos e os procedimentos metodológicos; Surgimento e Desenvolvimento da Internet e das Redes Sociais: Contexto Histórico da Internet, Desenvolvimento das comunidades virtuais, Comparando os conceitos de virtual, ciberespaço e cibercultura, as redes sociais e o Facebook, Sociabilidade e Socialidade; O Campo e os Sujeitos da Pesquisa: Como tudo começou, a cidade e a escola, os sujeitos da Pesquisa; Os " usos" do Facebook: aprofundando os resultados da Pesquisa: Vidas " compartilhadas" - ressignificação do sentido de público e privado, As dinâmicas conversacionais do Facebook, algumas considerações; Encerrando com uma Conclusão no fim do livro antes da bibliografia.
          Dois motivos me direcionaram para a leitura deste trabalho tão rico: a) por ter participado também como estudante do PIBID na UFPI e ter aprimorado a experiência acadêmica a partir da realidade escolar; b) Por ter procurado entender o (des) usos das Tecnologias Digitais de Informação no processo de ensino de História. Dessa forma, entendo o quanto é necessário e importante que estudantes e professores analisem as perspectivas teóricos metodológicos frente a sociedade da Informação da qual estamos inseridos, onde a realidade das tecnologias digitais, apareceram para ficar em todas as instituições desde a família como a escola.
             Prefaciado pelo Professor Dr. Francisco Alencar Mota ( atual professor do Mestrado Profissional em Sociologia), que destaca a importância das Ciências Sociais frente a necessidade de entendimento da sociedade que se transforma constantemente pela inserção do uso das ferramentas digitais, especificamente do uso das redes sociais, destacando que o trabalho " adentra vários aspectos da vida social e perseguir o sentido da própria vida em sociedade na contemporaneidade" (p. 13).
            O entendimento de Sociabilidade está referendada na perspectiva de Simmel, onde "aparece como aspecto que sofreu modificações ao longo do tempo, com a incorporação cotidiana das Novas Tecnologias da Informação, chegando ao ponto de surgirem novas formas de interpretar a  'sociabilidade'. " (p.17). Encontramos no referencial teórico: Simmel, Bauman, Castells, Recuero, Foucalt, Palfrey e Gaser, Gadelha, dentre outros. 
           Entendemos que depois da breve contextualização sobre o avanço da internet e sua expansão atingindo a casa das pessoas, ou o seu bolso na presença dos celulares, percebemos que as redes sociais como o Facebook aproxima quem está distante, mas ao mesmo tempo distancia quem está perto, onde, por exemplo, muitos relatos de alunos apontam que mesmo ao se reunirem na praça cada um pega seu celular e visita a rede social Facebook, sendo constatado que ao entrarem na internet essa é a primeira rede social a entrarem.  A própria rede social Facebook pode dar lugar a outras redes sociais que possam existir, lembremos do Orkut que hoje não faz mais parte da existência.
          Temas como amizade virtual, aparência dos sujeitos que se diferem da realidade, práticas de Self para demonstrar os lugares que estão os sujeitos reais, a foto como representação e afirmação de uma sociedade do consumo, namoro virtual que passa deste para o real, dentre outros se fazem presentes no estudo das sociabilidades encontradas nos relatos desses jovens da escola. 
         Interessante ressaltar também que não existe ainda uma geração dos nativos digitais, no sentido que está começou na década de 1980, mas que não existe ainda uma geração que chegou a sua maturação ou fase idosa, sendo assim, por ser algo recente na sociedade da informação não tem como aprofundar ou saber as consequências a partir da empiria, apenas quando uma geração passar é que teremos uma reflexão mais acurada desse desenvolvimento entre as praticas de socialidade ou sociabilidade das pessoas. 
        Caro leitor, os encontramos na próxima resenha de livro, pois ler é o caminho !




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