sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Os desafios do Coordenador Pedagógico

          Mais do que resolver problemas de emergência, analisar diários, cobrar planos de aula e explicar as dificuldades de relacionamento ou aprendizagem dos alunos, seu papel é ajudar na formação dos professores.
          A coordenação pedagógica em seu sentido estrito, consequentemente, não caracteriza-se como dimensão mecânica e centralizadora, definidora da relação mando-submissão alienando-se das questões contextuais que inquietam professores e alunos; muito pelo contrário garante o espaço da dialogicidade fortalecendo a vitalidade projetiva do agrupamento de atores sociais, atendendo as perspectivas da comunidade extraescolar na luta de uma educação de qualidade e primando pela superação dos obstáculos que inviabilizam as ações coletivas. Tal concepção deverá estar implícita ao trabalho do coordenador pedagógico, bem como de sua atualização, capacitação e formação profissional permanente. 
          Formar professores é o papel primordial do coordenador pedagógico o que amplia a significação do dicionário, eu diria que no dia-a-dia de uma instituição educativa é preciso:


  • Dispor segundo certa ordem e método as ações que colaboram para o fortalecimento das relações entre a cultura e a escola;
  • Organizar o produto da reflexão dos professores, do planejamento, dos planos de ensino  da avaliação da prática;
  • Arranjar as rotinas pedagógicas de acordo com o desejos e a necessidades de todos; e por fim,
  • Ligar e interligar pessoas, ampliando os ambientes de aprendizagem;
          Esse é o sentido de  ser um bom coordenador, não de uma instituição, mas de processos de aprendizagem e de desenvolvimentos tão complexos como o que temos nas escolas.

Luiz - Coordenador pedagógico da Escola Estadual Pedro Evangelista Caminha..

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