domingo, 22 de maio de 2016

Descartes e a Dúvida Hiperbólica - Filosofia em Perspectiva

      Imersos em uma realidade marcada por diversas posições de verdade, onde alguns teóricos classificam nosso tempo como pós moderno, penso que é de fundamental importância analisarmos um dos grandes filósofos da modernidade, tido como divisor de águas da filosofia: René Descartes.  Depois de estudar em um dos melhores colégios da Europa, nossa aluno saí em procura em um conhecimento que seja sólido e verdadeiro, como alicerce fundamental para se chegar a respostas concretas.
       O filósofo da modernidade estabelece uma ruptura entre o pensamento medieval. Renê Descarte foi um filósofo que contribuiu para o pensamento moderno, onde levou a DÚVIDA as ultimas consequências, criando a duvida hiperbólica. A dúvida, portanto, é a primeira certeza que temos, pois é impossível duvidar da própria duvida.
            Colocando a duvida como principal fonte de seu método estabelece que tudo pode ser questionado, onde podemos pensar que estamos em um sonho do qual podemos nunca acordar dele. Assim, houve uma sistematização do conhecimento, como  por exemplo, a separação das matérias nas escolas para haver uma gradação do conteúdo.
            O descartes foi muito além dos filósofos do seu tempo. Afirmava que era impossível reconhecer a essência de outro ser que não seja nós mesmos, assim as coisas só se revelam em sua essência. É o olhar para si mesmo, tentar encontrar quem você é, e portanto caímos em um mundo de aparências.
            Existem assim três tipos de ideias; São elas: ideias inatas como Deus, e as ideias adventícias que pegamos de outros e por fim as ideias da imaginação. Tudo que conseguimos pensar corresponde a uma ideia real. O que garante a correspondência de ideias é Deus.

            No discurso do método Descartes coloca todas as ideias de forma organizada possível e estabelece o Penso, Logo Existo. 
A dúvida hiperbólica cartesiana nada mais é do que um reflexo da realidade embebecida do filosofo onde diversos acontecimentos colocam em xeque o conhecimento até então, valendo destacar: as grandes navegações, o avanço da ciência. as teses de Aristóteles, a bíblica que passa a ser analisada não mais como um livro unicamente histórico e cientifico, o antropocentrismo, o renascentismo. Assim, esses fatores deixam inquietos o filósofo Descartes, que busca novos modos para se chegar uma verdade que seja segura.
O método desempenhado por Descartes é absorvido pela ciência moderna, onde vale destacar os quatro passos significativos para alcança-la: 
  1. Questionar tudo que se apresenta aos nossos olhos.
  2. Dividir os problemas em quantas partes forem necessárias.
  3. Começar do mais simples para o mais complexo;
  4. Fazer enumerações e revisa-las com cautela.
         Hoje, o livro já está disponível em livrarias sendo de preço acessível, também como como áudio livro no youtube.
Um aluno do ensino médio ao destacar que esse método pode ser utilizado no ENEM e na vida fez uma inferência necessária mostrando que a filosofia está mais presente nos dias atuais do que muitos pensam.
Confira logo mais o filme Descartes.





Nenhum comentário: