terça-feira, 20 de março de 2018

Metodologia do ensino em Ciências Sociais - É Hora de Ler 09 - 2018


Por: Prof. Esp. Ricardo de Moura Borges.


ZORZI, Analisa. Metodologia do ensino em Ciências Sociais. Curitiba: InterSaberes, 2013. 115 p.



    Esta obra apresenta uma diversidade de temas e orienta professores e educandos para a perspectiva educativa, historicizando e problematizando o ensino das Ciências Sociais no Ensino Médio. A obra está divida em dez capítulos, a saber: Sociologia no Ensino Médio: Para quê? ; O Educador no Ensino médio: desafios à prática educativa; O educando no Ensino Médio; A investigação da realidade como base para a construção do programa de estudos; O Sistema de Ensino no Brasil analisado sob uma óptica sociológica; A escola entre práticas e intenções: o currículo como articulador de projetos e planejamentos; Construindo novos Parâmetros de avaliação; A Sociologia no Ensino Médio: a partir do que? A Sociologia no Ensino Médio: O que Ensinar?;
        Essas problemáticas apresentadas levam a uma reflexão sobre uma disciplina que além de ser dada como contemporânea em seu processo de existência, a partir dos fins do século XVIII e início do século XIX na Europa, passa pelo Brasil inicialmente de forma intensa a partir dos fins do século XIX e início do século XX com a corrente positivista, que procura construir a ideia de brasilidade e de brasileiros, influenciando as ideais de patriotismo culminante na bandeira do Brasil, com o " ordem e progresso". Mas que posteriormente perde sua força, principalmente quando foi excluída do currículo escolar na ditadura militar, juntamente com a filosofia. 
        Sendo que algumas escolas brasileiras da rede particular de ensino inserem a sociologia, sendo que é vista nas Escolas Normais com o nome de Sociologia da Educação.  Nessa perspectiva de métodos, caminhos, são construídos espaços ou seja, possibilidade que se concretiza quando o ensino da Sociologia no Ensino Médio,  dada pela Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira ( LDB) e a sua inserção como disciplina obrigatória como o disciplina curricular a partir de 2008. Entendemos que os temas, teorias e conceitos devem favorecer a aprendizagem do aluno, mantendo uma educação dialógica como aponta o educador brasileiro Paulo Freire.
        Portanto, a intenção central da obra é levar o professor de sociologia e os educandos para uma reflexão constante de suas práticas educativas, com a finalidade de aproximação do conhecimento de forma segura, contextualizada e aprimorada frente aos desafios que a sociedade hodierna apresenta em nossos tempos. 
Nos encontramos na próxima resenha. Não perca, pois, ler é o caminho!

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