segunda-feira, 4 de junho de 2018

Metodologias qualitativas na Sociologia . É Hora de ler 13. 2018

HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na Sociologia. 12ªed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. 223 p.

Por: Ricardo de Moura Borges ( graduando no curso de Licenciatura em Sociologia).




Entender a proposta de um livro a partir das suas concepções e ideias formuladas em um determinado tempo histórico requer muita concentração e disposição para uma leitura que possa inicialmente demonstrar os pontos de construção do pensamento do mesmo. Assim, o livro Metodologias Qualitativas na Sociologia da autora Teresa Maria Frota, demonstra uma base solida em sua construção a partir de um referencial teórico consistente, onde apontamos por exemplo, um baluarte da filosofia brasileira que é o autor Manfredo, onde deixa-se claro que a composição da presente obra passou por longas inquietações e revisões deste autor. Destaco Manfredo, devido a bagagem e reconhecimento que o mesmo possui desde os cursos de licenciaturas onde o mesmo é muito citado como filósofo Brasileiro.
Sem mais delongas passemos a estruturação do livro que está divido em quatro partes, a saber: Primeira: Fundamentos teóricos de algumas metodologias qualitativas na sociologia; Segunda: Metodologias qualitativas; Terceira: A Crítica e a alternativa aos métodos de pesquisas tradicionais; e por fim, Quarta: Holismo e individualismo metodológico no marxismo recente.
Na primeira parte encontramos os fundamentos teóricos de algumas metodologias qualitativas na sociologia a partir de três perspectivas: primeiro A Interação Simbólica, onde temos como pontos comuns “ as concepções da sociedade como um processo, do indivíduo e da sociedade como estreitamente inter-relacionados e do aspecto subjetivo do comportamento humano”(p.25). Segundo a Etnometodologia onde Harol Garfinkel compreendeu o termo “etno” fazendo referência a “ alguma forma ou maneira como um membro de uma comunidade baseada em conhecimentos do senso comum desenvolve estes conhecimentos sobre o mundo circuncidante”. Interessante que no inicio do texto coloquei a presença do Manfredo, assim, vale destacar que para compreender o presente livro e trazer elementos basilares parti desta perspectiva desse autor onde coloquei um conhecimento prévio que já carregava comigo desde a formação acadêmica, o que facilita o processo de aprendizagem. Por fim, em Terceiro, A Dramaturgia Social de Goffman, onde entendemos a presença da Sociedade do Espetáculo, onde representamos papeis diversos em uma sociedade multifacetada. Vale destacar os principais conceitos desse autor:
Processo de Socialização onde aderimos à condutas reconhecidas socialmente para que possamos interagir com o outro (s). Interação Social, que se manifesta justamente nos papeis executados por nós em diversas situações, por exemplo, ora sou professor na escola x, na universidade sou aluno, em casa sou filho, na rua sou cidadão. Controle Social: Todas as instituições e grupos são carregados de ideologias onde para se incorporar nas mesmas é necessário uma sujeição e adequação a normas e regras, por exemplo, não posso andar nú no meio da rua. Outro fator importante é o status: que são as posições sociais que a sociedade vai legitimando, a nível de exemplo, o aluno que se torna graduado, especialista, mestre, doutor, PHD etc.; e, o Estigma, que diferente ou em oposição ao status possui um atributo depreciativo quando um grupo, por exemplo, discrimina os demais ou um individuo por uma deficiência física, moral, de raça ( hoje discutimos em sala de aula que só existe uma raça a raça humana), de nação, religião, presente no nosso dia a dia como forma de depreciar o outro. Um grande problema apontado na sociedade do Espetáculo onde vivemos por meio dos usos de ferramentas que servem muitas das vezes para estigmatizar o outro.
Na Segunda parte do livro, encontramos As Metodologias Qualitativas, onde “ trata, pois, de algumas técnicas adequadas à captação de informações características de cada uma das situações.” (p.60).  Assim, apresentam-se a história oral como ferramenta para complementar os documentos históricos ( tão vista e frisada no curso de história na ufpi e criticada pelos lapsos que o entrevistador pode incorrer, ou distorcer determinado fato histórico numa entrevista, por isso rejeitada pelos historiadores ditos “ tradicionais”, podendo ser por isso que a autora coloca que “ a história oral adquiriu apenas recentemente o status da técnica dentro do método cientifico” (p.61). Das outras formas temos a observação participante, onde o sujeito insere-se na realidade a nível de pesquisa, encontrada no interacionismo simbólico onde se busca o sentido para a ação humana. Nessa perspectiva promovemos esse tipo de pesquisa nos tão famosos trabalhos de campo, pesquisa de campo, visita a museus, por exemplo, com alunos do ensino médio ou fundamental, onde passa a “ incluir não somente a observação participante como a entrevista, a história de vida, e às vezes, todo o processo metodológico de um estudo empírico” (p.64). Na história de vida, onde a autora divide em três seguimentos a saber: a) origens e desenvolvimento; b) história de vida e sua funções; c) utilização da história de vida no Brasil. Já a entrevista “ definida como um processo de interação social entre duas pessoas na qual uma delas, o entrevistador, tem por objetivo a obtenção de informações por parte do outro, o entrevistado” (p. 81), passa por preocupações onde o entrevistado deve ter uma sólida formação e sensibilidade na hora da entrevista para que não atrapalhe o entrevistado, trazendo uma problematização consolidada do tema em questão. Então, apresenta-se aspectos que podem interferir na qualidade de dados do entrevistado, tais como: motivos ulteriores, quebra de espontaneidade, desejo de agradar, fatores indiossincráticos, que são janelas de fatos que estão ligados ou podem se desligar do tema da entrevista e, o conhecimento por assunto da entrevista.
Na Terceira Parte, conhecemos A Crítica e a alternativa aos métodos de pesquisas tradicionais, fazendo uma diferenciação entre a pesquisa ação e a pesquisa participante, onde as duas tem a mesma origem na psicologia social de Kurt Lewin.
Na Quarta parte encontramos Holismo e individualismo metodológico no Marxismo recente, onde aqui entedemos a complexidade que durante a história foram se fazendo das interpretações desde os marxistas a partir do pós marxismo, chegando a um novo marxismo estrutural, analítico até o despontamento de um individualismo metodológico. O autor Elster aponta para a questão do individualismo metodológico: “1. A doutrina não tem implicações relativas ao tipo de explicação de nível individual; 2. Ela não aceita o suposto atomista de que os indivíduos independem da sociedade; 3. A redução aceita por ele se limita ao comportamento, não envolvendo as ideias das pessoas; 4. A doutrina deve estar atenta aos perigos do reducionismo prematuro” (p.191). Na concepção de Marx a partir do conceito de consciência percebemos a inserção do subjetivo, trazendo ao foto uma interpretação de Marx, tendo em vista que o mesmo não pensava no individuo único, particular, isolado, mas sim sempre fazia referência que a história da humanidade esta demarcada pela luta incessante de classes, com interesses antagônicos de dominação.
Assim a obra trás ao leitor a perspectiva de analise da sociologia frente a sociedade por meio de matizes pertinentes para a construção da pesquisa, ressaltando que o embasamento teórico não apenas embeleza o texto, mas proporciona caminhos (metodologias) mas seguras para uma construção solida no trabalho de pesquisa.
Até a próxima resenha de livro, pois ler é o caminho!

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