quinta-feira, 30 de julho de 2020

Um Caminho Percorrido - Reflexões Sociológicas



   Uma trajetória cheia de desafios. Há dois anos atrás ao ingressar no Programa de mestrado, percebi que as dificuldades enfrentadas tornaram-se alegrias e momentos ímpares de crescimento profissional e pessoal. Destaco que como professor temporário do estado não me foi viabilizado afastamento para o mestrado, sendo que o horário de trabalho contemplava dois dias na semana, a saber segunda e quinta feira. Portanto, o salário de 856 reais foi divido para custear uma professora para ministrar as aulas das quintas feiras. 
   Outro fator além dos gastos pessoais a ser destacado foi o apoio dos Frades Franciscanos em Sobral-CE, dos quais sou muito grato ao me oferecerem hospedagem semana após semana. Também as experiências de conhecer a cidade, o teatro, as igrejas, a cultura e a forma de se trabalhar dos meus colegas mestrandos me proporcionou um amadurecimento enorme.
    Participar da Escola como um professor mediador e pesquisador foi de fundamental importância para perceber o quanto a sociologia está presente em nossas vidas. De forma bem rasa e clara, sociologia nada mais é do que estudo da sociedade. E quando partimos do cotidiano, das impressões que temos, agregado aos teóricos que encontramos nos livros, percebemos que o mestrado ganha sentido e significado. Não é apenas prática, nem muito menos apenas teoria, mas sim reflexões teórico práticas desde o processo formativo na universidade com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência ( no curso de História na UFPI), assim como os estudos de caso e estágios no curso de Sociologia ( UNINTER), como as experiências pastorais no curso de Filosofia ( ICESPI). 
   Não há como dissociar, mas sim como perceber que crescemos a partir de nossas várias experiências, quer sejam positivas, quanto negativas. Estas  ultimas nos ajudam a refletir e repensar os caminhos e romper com perspectivas outras.  Concluir de forma exitosa é um prazer imensurável, tendo em vista que a experiência do Jornal Escolar galgou vários caminhos, perspectivas e chegou ao meio universitário no trabalho de Intervenção Pedagógica com uma infindável riqueza. Espero que as edições sejam propostas para futuros trabalhos que podem ser desenvolvidos por outros pesquisadores ( e quem sabe estudantes que estão ou passaram pela escola).
   Um momento de agradecer a todos os que contribuíram direta e indiretamente para a construção deste profeto que culminou em uma aprendizagem significativa e criativa. A dissertação de mestrado foi apenas uma demonstração das atividades realizas de cunho teórico prático. 

Nenhum comentário: