quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Filosofia e Artes no Ensino Médio

Existem duas formas de se estudar a filosofia: a primeira por temas filosóficos como a autora Marilena Chauí aborda no livro acima; e a segunda forma por meio da história da filosofia, mostrando o pensamento filosófico por meio dos filósofos de acordo com os tempos históricos em questão.
Muitos são os desafios de se ensinar filosofia e artes no ensino médio hoje, a destacar podemos colocar a banalização de tais disciplinas ainda vista por muitos como banais e sem importância relevante em relação as demais, ou porque, são disciplinas que existem muita atenção, reflexão e leitura, ou seja, três pilares contrários ao mundo agilidade e pratica que nos é apresentado. Não se faz filosofia e não se faz arte da noite para o dia, com apenas intenções impostas e frágeis.
O filosofo grego Aristóteles em seu livro a Politica já destaca que a filosofia se aproxima muito mais da arte da poesia do que das demais disciplinas, tendo em vista que a poesia possibilita a criatividade para as coisas imaginarias, e elevam nossa alma para a inspiração. Assim, a filosofia é muito mais importante do que imaginamos, pois como ferramenta nos possibilita a arte de criar, sendo assim, para mim filosofia e arte estão mais ligadas do que pensamos estar. Infelizmente, muitos a vêem como coisas de "louco", ou sem necessidade para nossas vidas. Mas essa desconstrução vem por meio de um processo histórico aqui no Brasil.
A filosofia como disciplina foi retirada do ensino na ditadura militar no Brasil.  Não quer dizer que esta foi extinta, pois mesmo abolida por um tempo, um sistema filosófico pairava nos ares ditatoriais, unilateral, que para se manter no poder precisava de argumentos sólidos para se consolidar. Mas, por que era uma disciplina considerada inútil? Muito pelo contrario, pois é uma disciplina que leva o aluno a desenvolver um pensamento critico, a tal ponto de questionar o sistema existente.
O ato de questionar e ver outras possibilidades de visão de mundo, afeta aqueles que por muito tempo já estão acomodados com a maneira de ser e perceber o mundo.
A proposta desse blogger é de interagir com os alunos do ensino médio, possibilitando utilizar as ferramentas digitais como meios de ampliar e direcionar o conhecimento filosófico, para uma melhor compreensão do que seja a filosofia no Ensino Médio. Como proposta de desbanalizar a filosofia e coloca-la no centro, evidenciando-a como a mãe de todas as outras disciplinas estudadas e valorizadas pela sociedade.
Assim, espero caro leitor, que possamos interagir de forma critica, racional e construtiva no conhecimento sobre o que é filosofia hoje. Conto com a sua participação nesse blogger.
Ricardo de Moura Borges. - Professor de Filosofia


Nenhum comentário: