segunda-feira, 5 de outubro de 2015

A filosofia no desenho Snoopy

O desenho animado Snoopy criado em desenhos para tirinhas, presentes, em um jornal desde os anos de 1950 , fascinou e ainda fascina diversas crianças e adultos. Por ser um personagem quieto, o cão da raça beagle, que é querido por todos e muito inteligente, fica a maioria do tempo em cima de sua casa de cachorro, imaginando inúmeras personalidades em seus sonhos, dentre elas, ele se vê como um piloto de avião da Primeira Guerra Mundial. 
No desenho encontramos diversos personagens dentre eles destacamos: Charlie Brown, Franklin, Lucy, Patty Pimentinha, Chiqueirinho, Marcie Rerum, Sally, WoodStock e Schoroeder. Cada um deles com sua personalidade. Quem não lembra da timidez exagerada de Charlie Brown, e de WoodStock que é um passarinho amarelo que tem dificuldade de voar; Sally que consegue tudo o que quer de seu irmão Charlie Brown; dentre outros.
Nesse desenho é interessante observar que existe uma busca de problematização das situações reais da vida, sendo estas discutidas, e criticadas pelos personagens. A exemplo, podemos destacar um conflito de situações corriqueiras destacadas na escola onde Charlie Brown estuda. 


Ricardo de Moura Borges - Professor de Filosofia e Artes.

Nenhum comentário: