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| Arquivo pessoal de Ricardo de Moura Borges (2017) | 
De acordo com Libâneo (2004), espera-se dos professores:
- Que sejam especialistas no conteúdo que ensinam, nos processos investigativos e tenham certo grau de conhecimento de cultura geral;
 - Que associem o conhecimento científico ao desenvolvimento dos processos de pensamento;
 - Que dominem métodos, procedimentos, pesquisa e exercícios centrados em problemas;
 - Que conheçam o mundo do trabalho;
 - Que tenham reflexão crítica em relação aos conteúdos e ao papel social;
 - Que dominem as tecnologias de informação e comunicação;
 - Que avaliem a organização escolar e aprendizagem;
 - Que lidem com variadas formas culturais e com a diversidade social em prol da aprendizagem do aluno;
 - Que proponham um trabalho interativo e desenvolvam habilidades comunicativas;
 - Que participem de trabalhos em equipes e atividades de pesquisa;
 - Que incentivem e conduzam os alunos a pensar e agir com valores e atitudes adequados;
 
O professor como um agente social, procura estabelecer metas, planos, objetivos afim de chegar a uma transformação social, contudo as realidades apresentadas mostram as suas peculiaridades. Diante destas os desafios profissionais na área docente possuem desafios característicos. O professor passa a ser um ser em construção que vai desenvolvendo métodos, estratégias e reflexões sobre seu ato de ensinar. Com pouca experiência na área docente, passando por diversas situações percebemos que a maturidade profissional, acontece de forma paulatina, contudo, com muito esforço, dedicação e vontade para ampliar e aplicar cada vez mais os conhecimentos de forma eficaz e eficiente. 
Essas habilidades que são desenvolvidas pelos professores e motivadas para que os alunos a desempenhem está relacionado a reconstrução da sua prática a partir de uma nova perspectiva, interagindo no contexto social e escolar e principalmente transformando a própria intervenção na sala de aula.
Essa constate construção e reconstrução parte da sensibilidade do profissional docente, que permeado pela sua construção teórica, visão de mundo entende a escola em seu conjunto: professores, funcionários, coordenadores, diretor, alunos, pais, comunidade onde a escola está inserida, parte em busca de uma melhoria em seu fazer docente.
Essa constate construção e reconstrução parte da sensibilidade do profissional docente, que permeado pela sua construção teórica, visão de mundo entende a escola em seu conjunto: professores, funcionários, coordenadores, diretor, alunos, pais, comunidade onde a escola está inserida, parte em busca de uma melhoria em seu fazer docente.
Dessa forma, os desafios são muitos, o professor passa a ser um ser em construção permanente que vai aprendendo com os acertos e não acertos, para proporcionar uma relação saudável entre professor-aluno-comunidade. 
Referências
LIBÂNEO, J.C. Gestão e organização da escola: teoria e prática. Goiânia Alternativa, 2004.

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