segunda-feira, 31 de julho de 2017

O professor em constante construção


Arquivo pessoal de Ricardo de Moura Borges (2017)


De acordo com Libâneo (2004), espera-se dos professores:


  1. Que sejam especialistas no conteúdo que ensinam, nos processos investigativos e tenham certo grau de conhecimento de cultura geral;
  2. Que associem o conhecimento científico ao desenvolvimento dos processos de pensamento;
  3. Que dominem métodos, procedimentos, pesquisa e exercícios centrados em problemas;
  4. Que conheçam o mundo do trabalho;
  5. Que tenham reflexão crítica em relação aos conteúdos e ao papel social;
  6.  Que dominem as tecnologias de informação e comunicação;
  7. Que avaliem a organização escolar e aprendizagem;
  8. Que lidem com variadas formas culturais e com a diversidade social em prol da aprendizagem do aluno;
  9. Que proponham um trabalho interativo e desenvolvam habilidades comunicativas;
  10. Que participem de trabalhos em equipes e atividades de pesquisa;
  11. Que incentivem e conduzam os alunos a pensar e agir com valores e atitudes adequados;
O professor como um agente social, procura estabelecer metas, planos, objetivos afim de chegar a uma transformação social, contudo as realidades apresentadas mostram as suas peculiaridades. Diante destas os desafios profissionais na área docente possuem desafios característicos. O professor passa a ser um ser em construção que vai desenvolvendo métodos, estratégias e reflexões sobre seu ato de ensinar. Com pouca experiência na área docente, passando por diversas situações percebemos que a maturidade profissional, acontece de forma paulatina, contudo, com muito esforço, dedicação e vontade para ampliar e aplicar cada vez mais os conhecimentos de forma eficaz e eficiente. 
Essas habilidades que são desenvolvidas pelos professores e motivadas para que os alunos a desempenhem está relacionado a reconstrução da sua prática a partir de uma nova perspectiva, interagindo no contexto social e escolar e principalmente transformando a própria intervenção na sala de aula.
Essa constate construção e reconstrução parte da sensibilidade do profissional docente, que permeado pela sua construção teórica, visão de mundo entende a escola em seu conjunto: professores, funcionários, coordenadores, diretor, alunos, pais, comunidade onde a escola está inserida, parte em busca de uma melhoria em seu fazer docente. 
Dessa forma, os desafios são muitos, o professor passa a ser um ser em construção permanente que vai aprendendo com os acertos e não acertos, para proporcionar uma relação saudável entre professor-aluno-comunidade. 



Referências

LIBÂNEO, J.C. Gestão e organização da escola: teoria e prática. Goiânia Alternativa, 2004.

Nenhum comentário: