terça-feira, 16 de agosto de 2016

Por que devemos estudar sociologia?

                                                     Por: Prof.de filosofia Ricardo de Moura Borges.



"Na história alguns historiadores podem até morrer, mas na sociologia e na filosofia, sociólogos e filósofos apenas dormem".

      Provavelmente essa seja uma das questões menos pertinentes em nosso meio cotidiano. Primeiro porque muitos entendem que a sociologia deve ficar enclausurada nas paredes da escola, e não tem nada de importante a oferecer nesse mundo fora da escola. Segundo porque, estudar teóricos que moraram longe de nossa realidade como Karl Marx, Max Weber e outros, provoca um descontentamento, fadiga, cansaço. Mas seria algo natural? 
     A desnaturalização de algo nem sempre pode até incomodar, por exemplo, sairmos de nossas crenças cotidianas e duvidarmos de tudo até de nossa existência, para muitos parece papo de louco, contudo, prefiro dizer que é um papo de filósofos. Mas deixemos os filósofos para outro momento.
      Essa naturalização, que coloca muitas vezes disciplinas como a sociologia em escanteio, pode ser uma estratégia para que não se critique o sistema vigente, pois alunos adestrados, é melhor do que alunos educados para uma visão ampla de mundo. Muito se fala em formar alunos com pensamento critico, mas sabemos que na realidade isso pouco acontece, devido a estruturas ultrapassadas, sistemas políticos que não aceitam a própria critica, formação insuficiente, dentre outros aspectos. Em outras palavras, vivemos em um século onde poucos querem sair de suas zonas de conforto, para realizar um percurso de reconstrução do saber.
    Parecida com a filosofia, a sociologia tem esse papel também, de desnaturalizar o natural, e provocar questões que até determinado momento eram tidas como verdades absolutas. Muitos sociólogos brasileiros, demonstraram uma analise profunda sobre a realidade em que viviam, fazendo uma análise sociológica, como é o caso de Florestam Fernandes, por exemplo.
       Penso que sociologia, se faz necessário estudar, quando percebemos que está presente em nosso cotidiano, que precisamos sair do sono dogmático da realidade que nos apresenta aos nossos olhos, e conseguirmos ir além. Perceber que a politica em nosso país, estado ou cidade, não carecem apenas de criticas e pauladas, mas de soluções. 
      Portanto, estudar sociologia se faz necessário para entendermos o pensamento dos principais teóricos, vendo como estes usaram de sua sensibilidade para analisar o mundo, no tempo em que eles viveram. Foi assim, que Marx, torna-se além de tantos atributos, um sociólogo, estabelecendo uma critica ao capitalismo vigente, onde muitos viam como algo natural, lógico e ordenado. Lembramo-nos, que a própria história, também sofre alterações na sua perspectiva, a partir do momento que March Bloch insere outra perspectiva sobre a história e sua escrita. Perceber que a história por longos séculos foi contada apenas por vencedores, quer dizer que era naturalizada pelo historiador, pelo papel e uma simples pena ou caneta de tinta ( e divulgada pela imprensa).
      Assim, a sociologia entra com uma grande contribuição de mostrar a necessidade de olhar para o mesmo lugar com outros óculos.
Sempre brinco em minhas aulas, dizendo para meus alunos que vemos o mundo com " óculos do saber", ou seja o matemático enxerga o mundo com o olhar da matemática, contudo penso que seja muito interessante o filósofo e o sociólogo porque, eles podem sempre mudar de óculos, pois estão em constante questionamento com o mundo. As teorias sociológicas ou filosóficas em determinado momento da história podem ser aceitas ou refutadas, mas nunca mortas, o que se diferencia do historiador, que por sua vez pode ter suas teses refutadas e mortas em um contexto histórico.



Nenhum comentário: