sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Projeto Interdisciplinar: Queremos Paz.

        A Escola Normal há vários anos desenvolve um Projeto Interdisciplinar, com o propósito de favorecer a formação humana e integral dos alunos, integrar as diversas disciplinas em torno de um eixo temático e trabalhar também a transversalidade. 
         Considerando ser a escola o espaço de construção de conhecimentos, de formação de pessoas, de socialização, de convivência com a diversidade, constitui-se assim, lugar propício para que se dê o aprendizado e vivência de valores que norteiam uma sociedade pacífica para todos.
       Assim, o presente Projeto: " Queremos paz, através de atividades interdisciplinar, tem por objetivo formar cidadãos que pratiquem a paz nos diversos âmbitos. Espera-se que, a partir da reflexão sobre essa temática, os estudantes alcancem um nível de aprendizagem significativa e possam desenvolver atitudes de paz e respeito aos direitos humanos dentro e fora da escola, contribuindo para a formação de cidadãos que promovem o diálogo, a solidariedade, o respeito mútuo, a tolerância, a paz individual e social.
      A temática é bastante pertinente. A Paz está entrelaçada às práticas cotidianas de respeito e solidariedade e é papel da escola estimular a vivência desses valores que são imprescindíveis na promoção da paz e na construção de uma sociedade humana e fraterna.
          O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar, de modo que cada área une as disciplinas em torno de subtemas, tendo a pesquisa como princípio educativo e pedagógico, um estudo pautado na relação entre teoria e prática, construindo conhecimentos que integram a educação às diversas dimensões.
     Após todo período de pesquisa e produção, acontecerão dois dias de culminância para socialização das aprendizagens efetivadas junto a toda a comunidade escolar local, mediante apresentações artísticas e exposições.
Objetivos Gerais:

  1. Desenvolver atividades de pesquisa, trabalho e socialização de conhecimentos organizados e expressos através das diversas linguagens, interagindo com a comunidade escolar e a comunidade local. 
  2. Proporcionar ao jovem a oportunidade de reflexão sobre a importância de se promover uma cultura de paz no nosso cotidiano, estimulando o cultivo de valores como : respeito, honestidade, responsabilidade, solidariedade contribuindo para uma melhor qualidade de vida na família, escola e comunidade.








Nenhum comentário: